domingo, 5 de fevereiro de 2012

O que é o Vitiligo?


O Vitiligo é uma doença, não contagiosa, em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele.

A sua causa e origem ainda não é bem compreendida, embora o factor auto-imune pareça ser importante. Contudo o stress físico, emocional e ansiedade são factores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melancólicos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo - a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade.

Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos, pés, cova dos braços, cotovelos, joelhos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas poderão também perder a pigmentação e ficarem brancos. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protector, conferindo um risco para o desenvolvimento de cancro de pele. Daí a importância de usar sempre um protector na pele.

Existem vários tipos de vitiligo, sendo estes os mais comuns:

Simétrico - é o mais comum. As manchas atingem ambos os lados do corpo.
Assimétrico - é o que atinge um ou outro local da pele sem simetria.
Segmentar - é o que se localiza somente num segmento do corpo, geralmente correspondendo ao trajecto da distribuição de algum nervo.
Universal - podendo atingir quase toda a superfície da pele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande artigo! :) É pena é que há pessoas que não se querem informar... e que ainda acham que isto é uma invenção... Mas seja como for, estás a fazer um excelente trabalho Tiago! Admiro-te por isso!

Cláudia