terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Curiosidades da capa do albúm "Dangerous".

O criador da capa de "Dangerous" foi o desenhista Mark Ryden. Demoraram 6 meses para terminar. Grande parte da vida de Michael Jackson está refletida nessa capa, tanto em imagem como em símbolos. Este artista nasceu em 20 de Janeiro de 1963, em Medford, Oregon, California. No ano de 1987 formou-se na Escola de Desenho de Pasadena. Dentre os seus clientes estão Stephen King, Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, etc... Michael contratou Ryden porque ele é um fanático de obras de circo do principio do século passado, tendo então a mentalidade necessária para interpretar as imagens que Jackson queria na capa. O desenhista conta: "Michael pediu coisas muito específicas, e eu fiz analogias próprias para dar lugar a estes símbolos... Michael me disse que o desenho devia resultar em algo misterioso, para que as pessoas o interpretassem da sua maneira..."

Vamos ao desing da capa, passo a passo:

1 - O nome de 'Michael Jackson' sobre seus olhos há uma grande máscara teatral que parece querer cobri-lo. Esse centro perfeitamente domina toda a cena. Olhos e sombracelhas perfeitas, com uma pequena mecha de cabelo caindo a frente e uma pele morena, fazem o ornamento de um centro perfeito de dominação.

2 - Sobre uma fada aparece a cabeça de um macaco a ponto de ser coroado. É seu chipamzé Bubbles. Dá pra notar que tudo ao redor do trabalho está praticamente coberto por animais.

3 - Exatamente ao centro aparecem vários animais agrupados: um pavão real, fiel representante de glamour e vistoso como parece o mundo do espetáculo, um elefante com um número 9 na frente (sendo este número junto ao 7 os mais destacados na numerología), um rinoceronte, etc.

4 - A cada lado dos olhos de Michael aparecem duas caras de palhaços com chapéus. Ambos representam o mundo do circo mais além disso o teatro já que estão na clássica representação teatral, um chorando e outro rindo.

5 - Dois anjos musicais aparecem sobre ambos os lados de uma estrela de boa sorte, anunciando o som e a música.

6 - Um homem pré-histórico, talvéz de alguma tribo guerreira (a antiguidade é uma obsessão de Michael). Em suas mãos acompanha este grande concerto com dois pratos.

7 - Aparecem mais anjos no setor esquerdo da imagem, desta vez um anjo pequeno e outros menores dentro de uns bancos ao melhor estilo de um carrossel.

8 - Uma entrada de uma espécie de "trem fantasma" ou "labirintos do terror". A bordo dos carros está novamente seu macaco Bubbles, uma rata que pode sen "Ben", um antílope e um alefante. Esta entrada esta marcada com um clássico símbolo pirata que denota o mal e ao mesmo tempo a aventura, tão presente neste tipo de paçadiços.

9 - Sobre a esquerda aparece uma mão meio aberta, que é de Michael Jackson já que sobre três pontas dos dedos aparecem os clássicos "esparadrapos". Sobre sua palma, aparece parada uma crinça negra carregando o crânio do homem elefante. Sobre essa palma aparece desenhando um mapa mundi representando a presença de Michael Jackson como uma estrela de todo o planeta. Sobre o pulso aparece o número 7, que como já havia falado, junto com o 9 são números especiais em numerologia.

10 - No centro inferior da cena aparece uma espécie de esteira transportadora galática que rodeia um mundo ao inverso, que tem no seu chão um monte de símbolos que representam perigos como caravelas e pistolas, avances tecnológicos como foguetes e mistérios da ciência como átomos e cadeias de partículas.

11 - Aqui aparece a imagem de Barnun, criador dos circos mais famosos do mundo, sendo uma homenagem explícida a esta capa muito "circense". O busto tem na lapeta do paletó um prendedor com o número '1998' e se somamos 1 + 9 + 9 + 8 o resultado é 27 (o 7 é um número favorável em numerologia) e somando 2 + 7 temos 9 (outro número possitivo).

12 - Na saída dessa "esteira" ou "trem fantasma", já no final da história tudo havia mudado, Desapareceu Bubbles e em seu lugar esta sentado Michael mas com sua imagem de menino estrela, atrás saiu o esqueleto ho homem elefante, atrás e muito feliz seu amigo Macaulay Culkin e fechando a fila o antílope termina sendo outro esqueleto.

13 - Um olho grego aparece sobre a fachada superior da saída do labirinto. É um símbolo do Deus protetor que tudo vê.

14 - Michael, grande admirador dos mestres da pintura universal, uniu duas cenas clássicas, uma dentro de uma esfera de cristal e a outra em um dos pilares do Rei Cão Afegão.

... Sem sombras de dúvidas a capa de "Dangerous" junto com a capa de "Sargento Pepper" dos Beatles são as duas capas mais elaboradas na história da música.

Algumas coisas são dedutíveis, e outras mais complicadas de serem analisadas.

MAS TUDO FAZ SENTIDO, E A CAPA É TÃO COMPLEXA COMO O NOSSO QUERIDO MICHAEL JACKSON!

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente fenomenal! Mágica! Incrível! Fantástica! Não me canso de olhar...

Cláudia