Blog com artigos e últimas notícias sobre o Rei da Pop! Estamos também no facebook: www.facebook.com/mjwbs
domingo, 5 de fevereiro de 2012
"Hollywood Tonight" - Como se estrutura o sucesso!
Michael Jackson ficou tão impressionado com a dançarina Sofia Boutella - estrela do vídeo, que ele estava pronto para oferecer-lhe a oportunidade de uma vida: a hipotesse de dançar ao lado dele na sua This Is It, série de concertos na O2 Arena, em Londres. Infelizmente, ela ainda estava sob contracto da 'Confessions Tour' de Madonna e não podia retirar-se da mesma. Sofia Boutella estava decepcionada, e Jackson falou com um casal de colaboradores seus e afirmou:
"Vou esperar que termine o contracto com a Madonna, depois vou chamá-la".
Sofia Boutella não foi escolhida para ser uma das bailarinas para acompanhar Michael em "This is It"... então ela presta uma homenagem admirável ao Rei da Pop no seu vídeo mais recente, que pinta a história de uma mulher jovem, ambiciosa, que tenta vencer em Hollywood, sem ser engolida pelas suas armadilhas e ilusões . É um conto, mas é realizado com muito bom gosto pelo diretor, Wayne Isham, e provocada pela energia contagiante e talento de Boutella. O vídeo também lembra - juntamente com o tributo recente no American Idol e com alegria - como é profunda a influência de Jackson, que continua a ser imbátível para as novas gerações (muitos dos quais só "descobriram" MJ, após a sua trágica morte em 2009).
"Hollywood Tonight" é o segundo single a ser lançado do álbum póstumo de Jackson, Michael
A música tem uma história longa e sinuosa:
Michael Jackson primeiro colocou um esboço da letra em 1999, enquanto permanecia no Beverly Hills Hotel. Logo depois, ele começou a trabalhar a música com o antigo amigo e colaborador, Brad Buxer (que co-escreveu a canção).
A canção viajou com eles a partir de Los Angeles a Nova York, de Miami para Neverland, durante as sessões iniciais de gravações de Invincible. Jackson e Buxer foram trabalhar algumas matérias pendentes neste tempo, incluindo músicas como "Beautiful Girl", "The Way You Love Me", "Speechless", "The Lost Children", "Shut Up and Dance" e "I Was a Loser", entre outras.
Jackson amava algumas partes de "Hollywood Tonight", mas parou de trabalhar nela.
Mais tarde em 2007, Michael decidiu retomar e trabalhar novamente na música. Ele queria algo que soasse a "Billie Jean", com uma boa linha de baixo.
Em outubro de 2008, Jackson que já estava a viver em Los Angeles, pediu ao engenheiro de gravação Prince Michael, para colocar as últimas misturas de "Hollywood" em CD para que ele pudesse ouví-la e ver o que poderia ainda ser melhorado. Infelizmente, ele nunca chegou a trabalhar com essa música novamente.
O novo single de "Hollywood" é mais fiel a esta última versão. É claro que Jackson tinha a intenção de continuar a trabalhar no tema, razão pela qual o seu património e a Sony chamaram os dois mais estreitos colaboradores de Jackson - Theron Feemster e Teddy Riley - para tentar terminá-la. A produção de Riley, que mantém muitos das demos Michael e de Brad (incluindo a intro e outros), além dos elementos do mix Feemster (incluindo o riff de guitarra fantástico e o funky), e acrescentou um pouco mais de punch, tornando-se a versão do álbum.
Depois que foi lançado no entanto, muitos fãs manifestaram preocupações sobre os vocais mais processados, e a ponte longa falada. Jackson tinha, de facto, as letras escritas para sua própria ponte ( refrão ), que eram muito mais escuros do que o de Riley.
O refrão de Jackson diz o seguinte:
Ela não tem sequer um bilhete
Ela não tem sequer um caminho de volta para casa
Ela está perdida e ela está sozinha
Não há lugar para ela ir
Ela é jovem e ela é fria
Assim como o seu pai que lhe disse isso
Enquanto a versão de Jackson destaca a tragédia e a incerteza de um sonho adiado, a ponte de Teddy Riley optou por uma resolução mais positiva e arrumada. "Com a ponte de ter feito o seu sucesso", explicou.
- "[Ela] completou sua missão".
Com o novo single, no entanto, a Sony decidiu cortar a parte falada por Michael, completamente . Eles usaram o seu beatbox, a idéia de cordas, e os seus vocais operísticos (retirado de uma fita sendo executados durante uma sessão de gravação num quarto de hotel). O resultado é único, mais cru, mais funky.
"Hollywood Tonight", então, passou por várias encarnações:
- os demos diversos de Jackson gravados com Brad Buxer e Prince Michael, de 1999 a 2008,
- as duas versões de Theron Feemster trabalhados após a morte de Jackson (um dos quais é declaradamente impressionante) ;
- a versão do álbum, polido e completado por Teddy Riley, e claro, o novo single.
Todos são necessariamente aproximações para o que Jackson teria finalmente realizado em forma final. Essa é a natureza dos lançamentos póstumos. Eles vão sempre ser imperfeitos e eles vão sempre gerar um debate feroz.
Mas para a maioria dos amantes da música de Michael, eles vão gostar de qualquer nova música de que possam obter - sejam demos, remixes ou novas combinações.
Fonte: Historias de Michael Jackson
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Mesmo muito bom e interessante artigo. Gostei bastante de saber tudo isso. É das canções que mais gosto do álbum e que acho muito injustiçadas pelas radios pois nem se a ouviu durante 2011... e merecia.
Em tempos cheguei a dedicar um artigo a esse álbum:
http://armpauloferreira.blogspot.com/2011/08/myjukebox-michael-jackson-michael-2010.html
Nunca entendi porque é que se diz que a Sofia Boutella não podia entrar em This is It porque ela ainda estava sob contracto da 'Confessions Tour' de Madonna. Se assim fosse não havia motivo para ele ter ido à seleção de bailarinos e ela foi!
Eu tenho informação, de que ela foi uma das candidatas, mas que por pouco não foi seleccionada. Ela estava nas audições, quem fez a selecção dos bailarinos foi Michael e não a escolheu.
Foto de Sofia Boutella nas audições de This is It
http://twitpic.com/4xtnsj
Neste vídeo aos 4:07 é a Sofia Boutella nas audições de This is It.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5Uy382DNFn4
Nida
Concordo com vc Adin, foi realmente tudo muito estranho!
È verdade. Por um lado também não percebi muito bem esta história!
Ora ai está um mistério. A historia talvez nao esteja bem contada.
Postar um comentário