quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 de Junho de 2005 - A inocência de Michael Jackson!

Foi há 7 anos que os jurados do condado de Santa Bárbara inocentaram Michael Jackson das horríveis acusações de abuso sexual, conspiração, e de ter fornecido bebidas alcoólicas a menores. Interessante que dos 12 jurados não havia um único Afro-americano. Depois de meses a ouvirem centenas de testemunhas todos chegaram a um consenso: Michael Jackson era INOCENTE!
Foi considerado o julgamento do século e mostrou os media no seu pior. Houve sensacionalismo, excentricidade, caos e histeria.
Ao trabalhar na biografia de Michael Jackson, tive a oportundade de falar com o advogado de Michael Jackson, Thomas Mesereau.

"Foi horrível, apercebi-me rapidamente que os meios de comunicação social eram o inimigo e que tinham um esquema preparado. O objectivo dos media não era a justiça, pois a comunicação social gosta de matérias que choquem as pessoas, gostam do drama, e para eles se Michael Jackson fosse condenado e fosse para a cadeia iriam ter muitas histórias para publicar. Nunca confiei neles, sentia que estavam a tentar sabotar-me, sentia que eu era um obstáculo, e eles também sabiam que não me poderiam seduzir ou sequer encontrar-me, fosse num restaurante, num bar...eles sabiam que não me poderiam por numa situação comprometedora".

Embora a comunicação social não conseguisse colocar Thomas Mesereau numa situação difícil, os testemunhos da ex-mulher de Michael(Debbie Rowe) foram distorcidos e remodelados. Os media andaram a todo o gás à procura de empregados de Michael, para tentar encontar o mínimo de inconsistência de modo a suscitar dúvidas.

Escreveram sobre o facto de alegadamente Michael não ser o pai biológico dos seus filhos, e voltaram a falar nas cirurgias plásticas do Rei da Pop(Publicaram um número elevado de operações a cada nova publicação) de forma a que as pessoas vissem nessas matérias algo de estranho, invulgar etc...

Muita matéria analisada em Tribunal foi amplamente mal analisada e divulgada pela imprensa. Por exemplo quando foi discutido o material pornográfico que Michael continha em casa, os media refiram-se a este material como sendo de teor pedófilo, quando na verdade era inteiramente heterossexual.

E o que dizer do veredicto? Quando a 13 de Junho foi finalmente divulgado, foi uma surpresa para muitas pessoas pois tinham ouvido uma versão distorcida dos factos por parte da imprensa.

A vítima de toda esta história? Um homem de 46 anos que foi um génio músical, que dedicou a sua vida a ajudar os outros, sem pedir nada em retorno. Eventualmente, Michael tornou-se vítima de pessoas que tinham um único motivo para isto tudo: Dinheiro, o mesmo dinheiro que fez com que as pessoas se aproveitassem da generosidade e humanidade de Michael.

Fonte: The Huffington Post
Autor: Luka Neskovic
Tradução: Michael Jackson Portugal: O Eterno Rei

Nenhum comentário: